Hiperidrose é a sudorese excessiva, fora do normal. Quando ocorre aumento da atividade das glândulas sudoríparas (glândulas que produzem o suor) tem-se o quadro conhecido como hiperidrose. Ou seja, a hiperidrose também é conhecida como quadro de suor excessivo. Suor desproporcional, exagerado, um suor bem acima do necessário para a atividade fisiológica de regular a temperatura corporal.
Quais as causas da hiperidrose – suor exagerado?
A hiperidrose não é uma doença grave com relação ao risco de vida, mas trata-se de uma situação extremamente desconfortável, que causa profundo embaraço social e transtornos de relacionamento no portador da hiperidrose.
Quem tem hiperidrose frequentemente se isola socialmente e adquire hábitos procurando esconder o seu problema. A hiperidrose (sudorese, suor excessivo) pode ocorrer em pessoas com: doença da tireoide, tumores hormonais, doenças psiquiátricas, menopausa ou obesidade.
No entanto, a imensa maioria das pessoas que tem hiperidrose são absolutamente saudáveis.
Quando começa a hiperhidrose?
O início dos sintomas pode ocorrer na infância, na adolescência ou somente na idade adulta, por razões desconhecidas. Eventualmente pode-se encontrar outras pessoas da mesma família com hiperidrose.
Como a hiperhidrose pode se manifestar?
As áreas mais atingidas são axilas, palmas, plantas, região inguinal, mas podendo ocorrer também em outras áreas. A sudorese excessiva e constante é uma condição constrangedora, desagradável, que dificulta as atividades do dia-a-dia e interfere no trabalho, no lazer e nas atividades sociais. Atividades diárias como escrever, apertar as mãos de outras pessoas, segurar papéis, e outras atitudes simples podem ser afetadas pela hiperidrose. Quando a sudorese é mais intensa na região axilar, pode ocorrer odor desagradável. Pode ocorrer uma condição clínica, uma sudorese excessiva, principalmente nas mãos e nos pés.
Na hiperidrose palmar ou hiper-hidrose plantar, o portador da doença tem as palmas das mãos e plantas dos pés molhadas pelo suor, podendo chegar a pingar, situação extremamente desconfortável que pode impedir o uso de meia e facilitar o aparecimento de fissuras.
Quais são os tratamentos para hiperidrose – suor exagerado?
A toxina botulínica ou Botox surge como uma boa opção terapêutica, interrompendo a sudorese na área tratada.
Como é feito o tratamento da hiperidrose com a toxina botulínica ?
Além do conhecido uso dermatológico da toxina botulínica no tratamento de rugas para rejuvenescimento,o Botox ® (como é conhecido pelo nome de um dos fabricantes da toxina botulínica), também oferece uma excelente opção de tratamento para os pacientes que apresentam quadro de hiperidrose.
Na hiperidrose axilar, a toxina botulínica é aplicada através de injeções subcutâneas nas axilas, com intervalos de cerca de 1,5 a 2,0 cm entre cada aplicação, na área onde a sudorese é mais intensa.
O efeito do tratamento para hiperidrose, com toxina botulínica, aparece em cerca de 1 a 2 semanas.
Em 90% dos casos o tratamento apresenta excelente resultados, com diminuição substancial do suor na área tratada.
O mesmo procedimento de injeção de toxina botulínica pode ser feito em regiões como palmas, plantas, virilhas e outras.
Geralmente utiliza-se anestesia tópica (em creme) ou anestesia local (bloqueio anestésico).
O tratamento da hiperidrose axilar com botox é fantástico: rápido, bem tolerado.
Tratamento para suor excessivo em Teresina Piauí
Dr. Walter Bandeira
Biomédico Esteta
CRBM: 14540
Agende já a sua consulta: (86) 99840-2092